quinta-feira, 28 de julho de 2011

Jesus Fonte de Sal e Luz


      Nosso Senhor Jesus Cristo é a fonte que encontramos a luz e o sentido para a nossa missão como cristãos. Fonte de amor, de vida e de ressurreição. Se não houver uma intimidade com essa fonte, não haverá coragem e atitude ao corresponder o chamado de Deus, que nos amou primeiramente e nos convida a sermos Sal da terra e Luz do mundo.


      Consegue-se a luz estando diante da Luz (Jesus) em oração, adorando-o, amando-o e servindo-o. Jesus convida-nos à intimidade, desejando um relacionamento de amigo conosco: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai” (Jo 15,15).


      Tornamo-nos sal quando nos alimentamos da Palavra de Deus e do Santíssimo Corpo de Cristo, presente na eucaristia.


      Cristo, o mediano do Pai que deu o testemunho do amor a nós, convida-nos além de amigos a sermos Sal e Luz, anunciando o evangelho “vivo” que é de ontem, hoje e sempre, como relata o apóstolo: “Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade” (Hb 13, 8).


      A treva foi clareada, porque Jesus é a verdadeira Luz. O pecado original foi aniquilado, porque Jesus nos reconciliou com o Pai, trazendo-nos um sentido novo e eterno à nossa vida. O ápice do cristianismo é a revelação de Deus entre nós, fazendo-se homem, trazendo uma nova e eterna aliança. Esse mistério continua sendo atualizado no Santo Sacrifício do altar e na Palavra de Deus. Infelizmente, muitos ainda não reconheceram essa maior prova de amor que Deus nos deu.


      De fato, é necessário que a luz de Cristo seja expandida e o amor do altíssimo se torne conhecido, pois, ainda existem almas nas trevas que não reconheceram a verdadeira luz. Da mesma forma que o sal completa o tempero de uma comida, os corações angustiados sem vidas e depressivos, precisam encontrar o verdadeiro sabor e sentido. Portanto, eu, você, reconhecedores da manifestação de Deus entre nós, devemos assumir as palavras que Jesus dirigiu no evangelho: “Vós sois o sal da terra. Vós sois da luz do mundo” (Mt 5, 13-16).


      Ser sal e luz é primeiramente ser amigo de Jesus, em seguida, imitar nosso Senhor, sendo a sua imagem e semelhança nas atitudes de amar o próximo e anunciar a “boa nova”. Desejar a conversão daqueles que se encontram nas trevas, para que conheçam a verdadeira Luz. Todavia, assumimos então Cristo como modelo e fonte de água viva, transmitindo ao mundo a Luz que é o “Sol do amor” que ilumina todos os homens, afirmado no evangelho: “(O Verbo) era a verdadeira Luz que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem” (Jo 1,9).


Que a bênção de Deus esteja com todos, dando força para sermos Sal da Terra e Luz do mundo!


Diego Fernandes dos Santos

Seminarista da Arquidiocese de Campinas e Membro da Comunidade Sal e Luz


Nenhum comentário:

Postar um comentário