quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Estar próximo da Cruz é estar perto do verdadeiro Amor


A Quaresma é um tempo de reflexão, onde coloco toda a minha fragilidade humana nas mãos de Deus, confiando-lhe toda a minha vida, lembrando sempre que do pó eu vim e para o pó o meu corpo retornará. Porém, uma alma, que busca o amor e uma vida sensata, terá a vida eterna.

Estar próximo da Cruz de nosso Senhor é aproximar do mistério da salvação, em que Cristo, nosso Salvador, com a sua vida testemunhara a todos.

Evidentemente, a Cruz deseja ensinar-nos muito. Muitas outras religiões pensam que a Cruz é um sinal de morte. Para nós Cristãos, batizados na fé de Jesus, a Cruz é sinal de vida eterna. Percebe-se que não há na Cruz um simples madeiro romano, mas O Crucificado, Jesus Cristo. Carregar a Cruz é carregar Jesus. Por isso, quando é falado, tome a sua Cruz e me siga, nota-se que Jesus está ao nosso lado, ou seja, Ele caminha conosco em todos os momentos, sobretudo, os mais difíceis. Isso é para percebermos que Ele está conosco e, por Cristo, com Cristo e em Cristo, tudo se torna possível.

De fato, é notória a vida de tantos santos, onde são exemplos de enamorados pela Cruz. As suas vidas demonstram-nos que, uma vez aceitada a Cruz, conquistamos a eternidade. Quando São Francisco, Santa Terezinha e outros santos aparecem abraçando a Cruz traz um significado que precisamos carregar a nossa cruz. Ela é sim um sinal de vitória e ressurreição. Quem vive uma intimidade com a Cruz, isto é, sabe lidar com as dificuldades e duras tentações, consegue contemplar os mais profundos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Uma vida entregue a Deus conseguirá, ao longo da caminhada, perceber esse mistério, mas precisa ter um coração aberto para que Deus possa agir.

Portanto, estar próximo da Cruz é estar próximo do verdadeiro Amor. Um amor em aceitar a própria vida do jeito que ela é e com os problemas que ela tem. Tudo isso é evidente, sobretudo, na Quaresma, onde a Santa Igreja propõe esse tempo, segundo a tradição, propício à conversão, penitência, caridade e interiorização - oração. Não se pode viver somente os exercícios e penitências no tempo da Quaresma, mas por toda a vida. Enfim, quem assume a sua cruz nessa pequena vida que temos, consegue já contemplar o mistério glorioso, pois na Cruz, graças a Jesus, há salvação e glória eterna.



Abrace a sua Cruz com amor e alegria, pois ela te guiará!

Uma Santa Quaresma a todos.



Diego Fernandes dos Santos
Seminarista da Arquidiocese de Campinas
e Membro de Aliança da Comunidade Sal e Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário