segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como amar e fazer Deus amado?

Nós temos uma grande tendência de errarmos nas nossas escolhas, e com isto, perdemos grandes oportunidades de amar. Exemplo: entre dois pedaços de bolo, um grande e um pequeno, a nossa escolha será o grande (se não estivermos de regime); entre dois lugares, um confortável e outro nem tanto, a nossa escolha será o conforto; e assim por diante, as nossas escolhas serão sempre por aquilo que é agradável ao nosso corpo. Aí, desperdiçamos muitas oportunidades de amor. Quando eu deixo o maior pedaço de bolo para o meu irmão, eu o estou amando, quando eu escolho sentar-me ao lado de um irmão de rua, e sorrir-lhe sem fazer cara feia, eu estou amando o próprio Jesus que está escondido no pequenino e não o desprezando pela sua condição.

Nos enganamos ao acreditar que para amar, precisamos fazer obras grandiosas, grandes feitos, grandes coisas e nos esquecemos que o que agrada a Deus é amar, amar a Deus acima de todas as coisas, amar a nós mesmos, nossa pequenez e limitação, amar os que estão mais próximos de nós, amar aos nossos irmãos com tudo que eles são e têm, não importando se são belos, ricos, inteligentes, pobres, humildes, enfim,amar incondicionalmente, sem querer mudar a pessoa, sem querer que ela tenha etiqueta ou saiba se comportar em uma festa, sem que ela mude para se tornar agradável para mim. Já pensou se esta fosse uma condição para Jesus nos amar?
Ele nos deixou o seu exemplo de amor, se fazendo pobre com os pobres, convivendo com os pecadores, cobradores de impostos, leprosos, limitados, fracos, ricos, doutores... Amando àqueles que a nossa humanidade desprezaria. Aqueles que a gente despreza como amigos, como colegas de trabalho, para formar uma equipe, são os que Jesus escolhe e os capacita para amar amando. Pedro se tornou rocha firme porque foi amado e assim ele aprendeu a amar. Todos os outros apóstolos e discípulos ao serem amados, aprenderam a amar e assim foram obedientes a missão: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”. Se eles não tivessem tido esta experiência de amor, com certeza a missão teria sido um fracasso e o evangelho não teria chegado até nós. O único que não se deixou amar foi Judas e por não acreditar que mesmo com os seus pecados e misérias poderia ser amado, não se deixou amar. Quem não se deixa amar, também não ama.
De nada adianta ser graduado, ter diplomas, doutorados, mestrados, de nada adianta ter todo o conhecimento sobre todas as coisas se eu não tiver amor.
“O Amor é paciente, o Amor é prestativo, não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho.
Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor.
Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor jamais passará. (1Cor 13,4-8)”
Queres agradar a Deus? Então, ame! E amando você O fará Amado!
Elisangela Souza
Membro da Comunidade Católica Sal e Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário